Globo Minas
Uma barragem da Vale, em Barão de Cocais (MG), entrou em alerta máximo para o risco de rompimento na noite de sexta-feira (22/03). As sirenes nas proximidades da Barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, foram acionadas. Esta é segunda vez que as sirenes foram disparadas em pouco mais de um mês, e moradores já haviam sido retirados de suas casas no dia 8 de fevereiro.
O nível de segurança da barragem que estava em 2 foi alterado para 3. A Prefeitura de Barão de Cocais informou que não houve rompimento.
Muitos moradores não dormiram e passaram a madrugada nas ruas.
Moradores de Barão de Cocais passam madrugadas vigiando nível do Rio São João depois que barragem entrou em nível de alerta — Foto: Danilo Girundi/TV Globo
Em nota, a Vale informou que a medida é preventiva e foi tomada após uma auditoria independente informar à mineradora que a barragem tem “condição crítica de estabilidade”. (Veja íntegra do comunicado no fim desta reportagem).
A orientação para a mudança do nível de alerta partiu da Agência Nacional de Mineração (ANM). De acordo com a agência, o nível 3 significa “rompimento ou risco eminente de romper”.
A barragem é do mesmo tipo da de Brumadinho, que rompeu em fevereiro e matou 210 pessoas. Outras 96 continuam desaparecidas. A estrutura tinha 12,7 milhões de m³. A Barragem Sul Superior tem 6 milhões de m³.
Barragem Sul Superior em Barão de Cocais — Foto: Arte/G1
São Gonçalo do Rio Abaixo
Segundo moradores de Barão de Cocais, a sirene foi acionada equivocadamente na cidade vizinha de São Gonçalo do Rio Abaixo, onde está o maior empreendimento da Vale em Minas Gerais, a mina de Brucutu. Os moradores saíram de casa, mas já retornaram.
Moradores se desesperam ao ouvir sirenes em São Gonçado do Rio Abaixo
A Vale confirmou que simultaneamente ao acionamento das sirenes em Barão de Cocais foi disparado o sistema de alerta da barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Mas, segundo a Vale, o acionamento foi um erro técnico. A Vale informou que não há situação de emergência na localidade e nem necessidade de evacuação (Veja comunicado no final do texto).
Veja comunicado da Vale
A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).
Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato do auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.
A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.
Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.
Veja comunicado da Prefeitura
A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque protocolar das sirenes do Gongo, mas sem sinais de rompimento.
A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.
Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária.
Veja comunicado da Vale sobre a barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo
A Vale informa que simultaneamente ao acionamento das sirenes em Barão de Cocais, na noite desta sexta-feira (22/03), foi disparado o sistema de alerta da barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo.
O acionamento em São Gonçalo do Rio Abaixo foi um erro técnico. Portanto, não há situação de emergência nessa localidade e nem necessidade de que as comunidades da região seja evacuadas.
Assim que a situação foi identificada, a correção foi imediatamente feita pela área técnica.
A Vale reitera que não houve alteração no nível de segurança da barragem Sul de Brucutu e que os moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo podem manter a tranquilidade.