Tanques israelenses atacaram bases militares da facção Hamas na noite deste sábado (madrugada de domingo, no horário local). O Exército de Israel informou que a ação é uma resposta ao lançamento de cinco foguetes a partir da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.
De acordo com o jornal israelense “Haaretz”, o ataque aéreo fez sirenes dispararem no sul de Israel. A publicação diz que os foguetes caíram em terreno baldio e, portanto, ninguém ficou ferido.
Sábado tenso em Gaza
Militantes palestinos protestam perto da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. Manifestação terminou com morte e tumulto — Foto: Amir Cohen/Reuters
As hostilidades desta noite dão continuidade a um fim de semana tenso na região de Gaza. Quatro palestinos morreram durante confrontos neste sábado na região da fronteira com Israel. Três dos manifestantes mortos tinham 17 anos – um deles foi baleado no rosto.
Milhares de palestinos fazem protesto na fronteira da Faixa de Gaza com Israel
Os palestinos participavam de manifestação na área fronteiriça com bandeiras da Palestina no primeiro aniversário da mobilização “Grande marcha do retorno” – protesto de palestinos que terminou em confrontos há exatamente um ano. Segundo o Exército de Israel, havia 40 mil “manifestantes violentos” na marcha deste sábado.
Vídeo publicado pelas Forças de Defesa de Israel mostra palestinos atirando o que parecem ser coquetéis molotov e artefatos incendiários em direção ao lado israelense da fronteira. Os militares também acusam Hamas de usar crianças nos ataques.
Autoridades palestinas dizem que 300 pessoas ficaram feridas. Dessas, 64 foram atingidas por projéteis de armas de fogo que, segundo o ministério da Saúde palestino, saíram de armas israelenses.
O Exército de Israel, do outro lado, acusa os militantes palestinos de tentarem ultrapassar a fronteira “armados com facas, explosivos e granadas” para “alcançar famílias israelenses”.