Organizadores do Ato 50 anos de Stonewall, que acontece, às 18h30 em Itabira na próxima sexta-feira (28/06), espera um público de aproximadamente 1.500 pessoas. O encontro, tem como principal objetivo lembrar a luta do movimento gay, que teve o seu marco inicial em 28 de junho de 1969, com um conflito entre a polícia e frequentadores de um bar gay em Nova York.
Um dos membros do Coletivo de Ativistas de Itabira, Gercimar Almeida, disse que o município precisa se despertar para os direitos LGBT. Segundo ele, o debate de políticas públicas voltadas para a classe, precisa acontecer no município. Em crítica aos políticos, ele cobrou um posicionamento dos agentes e a abertura do diálogo.
“O evento contará com apresentações, shows, som mecânico, músicas voltadas ao tema, cartazes com dizeres. A luta continua, principalmente por que em Itabira tivemos um retrocesso de dois anos. O Executivo e o Legislativo não querem sentar para conversar com a comunidade LGBT local, mas não vamos parar, queremos continuar lutando”, destacou o organizador.