Foi concluído ontem (21/08) mais uma etapa do programa de remodelação do abastecimento de água. O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira finalizou a construção do segundo poço artesiano na comunidade de Palmital, que, desde 2016, sofria com a falta d’água. Por meio desta ação, 75 residências serão beneficiadas com o fornecimento de água regular.
O programa, que tem como objetivo modernizar e corrigir o abastecimento principalmente na zona rural itabirana, é custeado com recursos da revisão tarifária – 2017/2019 – determinada pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto (Arsae) de Minas Gerais e compreende a construção de poços artesianos, redes de distribuição, instalações hidráulicas e elétricas, hidrometração e, corrige ainda, o afastamento das redes de esgoto.
De acordo com informações do Saae, somente por meio desse processo que os usuários das localidades rurais podem ser incluídos no banco de dados e serviços da autarquia. “O programa é o único caminho para o Município prestar serviços de saneamento, tratar a água e fazer o seu controle social nestas localidades”, reforçou Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae.
Em tempo
O amplo processo de remodelação da distribuição de água municipal já beneficiou também, os moradores das localidades Candidópolis, Estivas, Morro do Chapéu, Turvo, Ribeirão São José de Baixo, Campo de Gordura, Cutucum, Areias, Chapada e Boa Esperança.