Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (24/09) o Projeto Lei 94/2019, que autoriza à Prefeitura de Itabira a firmar convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no valor de R$ 240.815,70. Apenas os oposicionistas Reginaldo das Mercês Santos (PTB) e Weverton Andrade “Vetão” (PSB) foram contrários à matéria.
A parceria prevê a prestação de uma consultoria no município sobre a implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário e será feita em conjunto com a Fundação de Ensino e Engenharia da instituição (FEES). O trabalho tem como objetivo atender as determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Plano Diretor de Itabira. Na prática, a prefeitura, dentre outras ações, pretende atualizar as plantas dos imóveis existentes em todo o território itabirano, o que inclui as áreas rurais.
Ao declarar seu voto contrário, Reginaldo Santos disse que o governo Ronaldo Magalhães (PTB) “tem outras prioridades no momento”. Argumento que imediatamente foi combatido pelo líder do governo na Câmara, vereador Neidson Dias Freitas (PP). “O que estamos autorizando aqui é a formação de parceria da Prefeitura com a faculdade”, disse o aliado do prefeito.