“É algo de fundamental importância para as unidades. Ele é que nos dá o subsídio para fazer a nossa gestão territorial. Por meio do plano, a gente conhece as oportunidades e o que é prioridade para investir e alavancar o desenvolvimento da cidade”, explicou Fabrício Milânio, diretor da Unidade de Conservação da SMMA.
Ao longo do lançamento foram apresentadas as etapas do estudo, a equipe técnica e todas as informações e esclarecimentos sobre o tema. Entre outras questões, o engenheiro ambiental Arthur Gândara explicou que o plano de manejo é feito a partir do levantamento e conhecimento do ambiente da UC e região, elaborado por uma equipe de profissionais de diversas áreas. “É importante a participação da comunidade para a construção dos planos de manejo e definição para o futuro da área. Não estamos trabalhando de portas fechadas. Contamos com a colaboração de todos”, afirmou.
A elaboração dos planos de manejo das UC está prevista para terminar em fevereiro do ano que vem. Até lá, haverá encontros com as comunidades, visitas e entrevistas com moradores da região, além de oficinas participativas. “A comunidade pode participar por meio das Oficinas de Planejamento Participativo (OPP). São encontros com atividades criativas para trocar informações e ouvir os principais interessados em construir e preservar um meio ambiente mais sustentável”, concluiu Arthur Gândara.
Oficinas de Planejamento Participativo (OPP)
As OPP são encontros técnicos com atividades dinâmicas, interativas e criativas, para trocar conhecimento e ouvir os interessados na construção e preservação de um meio ambiente mais sustentável. São nesses encontros que a população tem a oportunidade de apresentar sugestões e definir prioridades e ações quantos aos aspectos abrangidos pelos planos de manejo. Os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (31) 3835-5926 e (31) 98547-2023, ou pelo e-mail [email protected].
Confira as datas e locais onde serão realizadas as OPP:
28/09 (sábado), das 8 às 12h: Escola Municipal Alice Martins Fontes (Sapé)
03/10 (quinta-feira), das 18 às 21h: Igreja Nossa Senhora Aparecida (Ribeirão São José de Cima)
08/10 (terça-feira), das 14 às 17h: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA)