Terminou às 17h deste domingo (06/10), a eleição para os novos conselheiros tutelares de Itabira. A votação facultativa aconteceu em 11 instituições na área urbana e nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Todos os eleitores em dia com a Justiça Eleitoral puderam participar.
Neste ano a disputa ganhou mais importância e ficou mais polarizada, opondo candidatos de alas de igrejas católicas e evangélicas. Serão eleitos cinco conselheiros para um mandato de quatro anos.
De acordo com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), 14 candidatos participaram do pleito.
Em diversos locais de votação muitos eleitores desistiram de votar, após ficarem até duas horas nas filas. Foi necessário reforçar o número de fiscais em algumas sessões visando acelerar o processo de votação, mas ainda assim o resultado não foi o esperado pelos eleitores. Os votos da população foram registrados em cédulas de papel, o que também colaborou com a formação de longas filas e lentidão no processo.
O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Entre suas atribuições estão atender denúncias, escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar casos de violação de direitos, com medidas de proteção pertinentes a cada situação.