Maria Luíza de Oliveira e Ana Carolina Calabro Queiroga, representantes do Grupo Pérolas de Minas, emocionaram o público que participou da palestra “Se cuidar para prevenir o câncer de mama”. O evento aconteceu na Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, na quarta-feira (30/10) e encerrou a Campanha Outubro Rosa, promovida em parceria com a Acita Mulher, Unimed Itabira e Secretaria Municipal de Saúde.
Na oportunidade a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Linhares falou sobre a importância da campanha, que faz um alerta para a doença que tem um alto índice de mortalidade. Rosana também disse que o município hoje está preparado para atender aos pacientes, tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Segundo ela o paciente hoje tem a possibilidade de fazer o tratamento em Itabira. A cidade conta com o Centro Oncológico Itabira (COI), um local para acolhimento com assistência e qualidade, atendendo pacientes oncológicos de Itabira e região, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a palestra vários momentos emocionantes, com histórias motivadoras. Ana Carolina contou a sua trajetória na luta contra a doença que em 2019 já afetou cerca de 60 mil mulheres no país. A advogada descobriu o câncer de mama em 2017, quando estava no auge da carreira, cheia de planos para constituir família e viu os sonhos desmoronarem. Após a noticia dolorosa, passou pelo tratamento difícil, mas com a ajuda da família ela conseguiu se curar da doença.
Maria Luíza contou que teve câncer de mama aos 27 anos, um tipo mais agressivo da doença e que o médico fez um diagnóstico bem pessimista. Fez todo o tratamento necessário e com muita fé e apoio dos familiares, conseguiu superar as fases mais complexas, como a perda dos cabelos. “O cabelo é a moldura do rosto, é muito difícil para nós mulheres perdermos o cabelo”, disse durante a palestra.
Após a cura do câncer de mama, Maria Luiza passou por outras “provações”. Ela teve mais três tipos diferentes de câncer, no intestino, no esôfago e por último linfoma não Hodgkin. De acordo com Maria Luiza os tratamentos foram muito complicados, agressivos. Ela chegou a ficar sem andar, mas com muita fé e sempre com a família apoiando, conseguiu superar a doença.
As duas palestrantes fazem parte do Grupo Pérolas de Minas. O grupo fundado em Belo Horizonte em 2015 com o objetivo de mobilizar ações de apoio às mulheres em tratamento do câncer de mama. São ações simples, que amparam as mulheres neste momento de fragilidade e insegurança. O incentivo vem das histórias de superação. “Nós vencemos, você também vai vencer”, com esta frase Maria Luíza transmite segurança e força para quem ainda está em tratamento.
“A minha cura veio através do amor, daí a importância do nosso trabalho voluntário, porque se você ajuda você recebe em troca. Eu tenho muita gratidão pelo grupo” relatou Ana Carolina, que recebeu apoio do Pérolas de Minas e hoje trabalha como voluntária.
As voluntárias realizam visitas em residências e hospitais, fazem acompanhamento em consultas e sessões de quimioterapia, distribuem kits de lenços e pulseira solidária e fazem palestras motivacionais por todo o estado, para alertar da conscientização e prevenção ao câncer de mama, além de contar as suas histórias de superação.
Campanha Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa desenvolvida pela Acita Mulher, Unimed BH e Secretaria Municipal de Saúde, contou com várias ações durante o mês destinado à conscientização e prevenção do câncer de mama.
No dia 19 foi realizada uma caminhada, que contou com a participação de mais de 200 pessoas. Com muito entusiasmo os participantes saíram da concentração, na Feira dos Produtores Rurais, passaram pela Avenida João Pinheiro com sentido a Praça Acrísio Alvarenga, onde aconteceram diversas atividades.
As principais rádios de Itabira, como a Pontal FM, Nova 93 e Itabira AM, disponibilizaram espaço em suas grades de programação para entrevistas com médicos especialistas, indicados pela Unimed Itabira, para informar e esclarecer a população, quanto a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
No dia 22 a Ginecologista, Ana Luiza, palestrou na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, para estudantes do 2º ano do ensino médio. Foi um momento de aprendizado e os participantes puderam tirar dúvidas com a profissional de saúde. E no dia 31 os alunos da Escola Estadual Palmira Morais receberam profissionais de saúde para mais informações sobre a doença.