E finalmente o WhatsApp começou a disponibilizar para os usuários que não fazem parte do programa beta a oportunidade de usarem o aplicativo com maior segurança, realizando o bloqueio através do uso da impressão digital. O novo recurso faz uso dessa biometria para proteger conversas e manter o app inutilizável sem o desbloqueio do dono da conta.
A novidade foi compartilhada diretamente no blog do site oficial do WatsApp, com o intuito de informar o mais rápido possível a respeito da novidade que chegou ao aplicativo na atualização mais recente, fornecendo aos usuários da versão Android o mesmo nível de privacidade adquirido por quem possui iPhone, que pode realizar a configuração via Touch ID ou Face ID.
A ativação é bem simples de ser realizada, basta se atentar ao passo a passo para que não ocorra qualquer tipo de confusão no momento da configuração. E lembre-se: é preciso estar com a opção de desbloqueio por impressão digital ativado no seu smartphone para que a operação seja efetuada.
- Com a última versão do WhatsApp disponibilizada na Play Store devidamente instalada no seu aparelho, abra a página inicial do app e clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito para entrar na opção Configurações.
- Na tela seguinte, clique em Conta e logo após em Privacidade.
- No final da página você vai encontrar a opção Bloqueio por impressão digital aparecendo como desativada. Clique em cima dela e ative arrastando a chave ao lado da única alternativa presente neste menu, que é Desbloquear com impressão digital.
- Coloque o dedo na área do leitor de digitais do seu aparelho para realizar o processo necessário, e depois realize a configuração que permite o bloqueio imediato ao sair do WhatsApp, após 1 minuto ou depois de 30 minutos. Além disso, pode escolher mostrar ou não as notificações e conteúdos fora do app.
A partir de agora, toda vez que você for acessar o aplicativo, vai ser necessário colocar a digital para desbloqueá-lo. Na galeria abaixo é possível visualizar o tutorial na prática.