ALÉM DO FATO
Estão matriculados em duas escolas da rede pública e uma particular os três alunos premiados, em Minas, no 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), 2019. A premiação é do Núcleo de Ação da Prevenção à Corrupção. Os alunos estudam em escolas dos municípios de Nova Ponte, Itabira e Rio Parnaíba. O concurso é parte da programação do Fórum de anual anticorrupção.
Coordenado pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, o concurso premiou três alunos em cada uma das séries (sem fixar classificação) dos ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) de todo país. Serão agraciados também os professores orientadores e três instituições escolhidas como “Escola Cidadã”.
A categoria Desenho foi reservada aos alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental, e, Redação, do 6º ao 9º Fundamental, 1º ao 3º do Médio e da EJA. Portanto, 15 alunos foram premiados pelos desenhos inscritos e, nas redações, outros 24.
Alunos de Minas e as “Escolas Cidadãs”
O 39 alunos premiados estudam em escolas dos 26 Estados e Distrito Federal. A premiação abrange escolas públicas e privadas. Os premiados de Minas Gerais são:
- Marcelo Yudi Martins da Conceição (Categoria Desenho) – do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Rosemir Carlos de Medeiros Ramos; professor Gleidis Camargo Martins. De Nova Ponte;
- Letícia Cândido Barcelos (Categoria Redação) – do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Comercial Itabirano (privado); professora Gracielle Ramos. De Itabira;
- Amanda Iara Santos (Categoria Redação) – do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura; professora Vanda Ferreira Borges. De Rio Parnaíba.
Entre as instituições que se inscreveram para avaliação dos trabalhos de “Plano de Mobilização”, as premiadas como “Escolas Cidadãs” são públicas estaduais:
- Colégio Estadual Félix Mendonça, de Itabuna (BA);
- Colégio Militar da Polícia Militar de Goiás, de Jataí (GO);
- Escola Estadual Dr. Silva Mariz, de Marizópolis (PB).
O prêmio para cada aluno e o respectivo professor orientador será um tablet, além de receberem o certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU. As escolas, por sua vez, ganharão um notebook e o certificado. As premiações, conforme o Artigo 23 do Regulamento, ocorrerão “a critério da CGU”, podendo ser nas escolas “ou em cerimônia específica informada pela CGU”. Porém, não sendo possível a realização de uma cerimônia, os prêmios serão encaminhados às residências dos premiados.