Edson do Carmo Taveira “Edinho Karatê” representante do Comissariado da Infância e Juventude, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comppud), em reunião realizada na última terça-feira (12/11), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para vice-presidente os conselheiros elegeram Heraildo Marçal, representante da Maçonaria. O cargo de primeiro secretário será ocupado por Marcelo Amorim Castro, da SMS, e Francimar Procópio, da Fazenda Esperança, foi eleito o segundo secretário.
No dia 22 de agosto deste ano, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) empossou os 28 membros do Comppud para o biênio 2019/2021. O conselho estava desativado desde 2018, apesar de ter sido criado após a sanção da lei 4.405/2011. De acordo com a lei, o Comppud tem como objetivo formular e executar ações em conformidade com os sistemas nacional e estadual de políticas públicas sobre drogas, além de promover, coordenar e estimular os estudos e as pesquisas que compreendam os processos experimentais e alternativos utilizados para o uso de entorpecentes.
“Sabemos da importância do colegiado, porque praticamente todos têm próximo algum dependente químico, ou conhece alguma pessoa envolvida no mundo das drogas. Temos como funções, às atividades ligadas a prevenção ao uso de entorpecentes, reinserção social do usuário, e auditorias em clinicas e comunidades terapêuticas da cidade, são cerca de cinco instituições com essa atuação na cidade. Nosso objetivo não é fechar, e sim fazer o check list para o andamento organizado desses locais, sob a orientação do Ministério Público”, disse o presidente eleito.