Mais de 27 mil homens e mulheres se casaram nesta quinta-feira (12) em celebrações realizadas em templos da Igreja Universal espalhados em 49 países, nos cinco continentes. Apenas no Brasil foram 11.361 uniões.
Em São Paulo, o Templo de Salomão, localizado no bairro do Brás, zona leste da capital, reuniu 256 casais. O número é mais que o dobro do ano passado, quando foram realizados 121 casamentos no mesmo dia. A celebração aconteceu sob o comando do bispo Renato Cardoso, acompanhado da mulher, Cristiane Cardoso.
“Isso mostra que as pessoas que acreditam no amor ainda querem se casar. Ao contrário do que muitos dizem por aí, que casamento está saindo de moda. Esse número expressivo é um sinal disso”, comenta o bispo.
A cerimônia foi transmitida ao vivo para quem não pode estar presente, como os familiares de Natália e Cássio Mendonça, que viajaram cerca de 2.500 km de Belém (PA) para se casarem no Templo de Salomão.
“O local em si tem uma representatividade dentro desta experiência tão marcante para nós. Além do nosso casamento, podemos contemplar o Templo. É uma experiência inesquecível”, afirma Cássio, que antes da entrevista fotografava a agora esposa.
União internacional
Esta foi a primeira vez que o evento acontece em outros países, ao mesmo tempo e na mesma data. Apenas seis nações (Camarões, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Nigéria, Zâmbia e Nova Zelândia) farão a cerimônia em dias diferentes ao longo dos meses de outubro e novembro.
No Brasil, a primeira celebração ocorreu em junho de 2014 e, até hoje, 23.934 noivos já se casaram nos eventos da Universal. Os casais que se unem nas cerimônias de casamentos participam de palestras da Terapia do Amor, onde recebem conselhos sobre como obter sucesso na vida amorosa.
Carlos Eduardo Ramalho e Daniele Caires, também recém-casados, dizem reconhecer os desafios da vida conjugal. “Para o nosso casamento dar certo e nós sermos felizes, cada um tem que fazer sua parte. E a minha é lidar com a minha raiva”, conta Daniele. “A gente sabe que a convivência a dois não é fácil, é algo que vamos enfrentar diariamente”, complementa o marido.
Daniele não conteve as lágrimas quando perguntada sobre a cerimônia. “Foi mais do que imaginei. Eu nunca imaginei nem me casar, e ver [os outros casais conosco] foi muito gratificante, muito emocionante”, conta.
Outro que declarou a importância do local da cerimônia foi Rodrigo Lima, parceiro de Viviane Lima há sete anos, quando ela tinha 15 anos. “Eu abriria mão de casamento em castelos, o melhor terno, a maior festa, para ficar aqui, diante de Deus”, diz o engenheiro civil recém-casado.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1,1 milhão de brasileiros se casam anualmente. O instituto aponta também que a idade média de casamento dos homens passou de 27 para 30 anos e a das mulheres de 23 para 27 nos últimos 40 anos.
Os 49 países onde foram celebrados casamentos simultâneos nesta quinta foram: na América, Costa Rica, EUA, Haiti, Nicarágua, Guatemala, República Dominicana, Santa Lúcia, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela; Na Europa, Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Portugal; Na África, África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burundi, Gabão, Gâmbia, Guiné-Bissau, Lesoto, Madagascar, Moçambique, Namíbia, Quênia, São Tomé e Príncipe, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zimbábue; Na Ásia, Filipinas e Japão; e na Oceania, Austrália.
R7