Moradores de diversos bairros de Itabira reclamam de várias quedas de energia elétrica durante a tarde e a noite desta segunda-feira (03). Em alguns bairros as falhas começaram no domingo (02).
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), informa apenas neste momento que técnicos tentam restabelecer a normalidade da energia para os clientes afetados e estão trabalhando para identificar as causas da falha.
Os moradores reclamam que só hoje (03), foram mais de oito (08) interrupções. Alguns chegaram a contar que alguns eletrodomésticos ficaram mais fracos e perderam capacidade.
de defesa do consumidor, orienta que os moradores que perderam algum eletrodoméstico devem procurar a concessionária de energia para serem ressarcidos.
Órgãos de defesa do consumidor explicam que o que pode ser feito pelos clientes da companhia é procurar a Enel – por aplicativo, e-mail, telefone, loja física -, até 90 dias após o aparelho apresentar defeito. O próprio CNJ [Conselho Nacional de Justiça] diz que, nesses casos, o prejuízo não precisa ser da pessoa e que é responsabilidade da companhia elétrica ressarcir o consumidor. Se a pessoa tiver nota fiscal do produto, é ainda melhor.
Além da perda de eletrodomésticos, o medo pela falta de segurança pública também esteve presente nos relatos de moradores nas redes sociais.
CEMIG
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou agora – por volta das 21h50 – que a origem do problema está na subestação Vista Alegre, possivelmente causado por sobrecarga em horário considerado de pico – entre 18 e 19h30. Técnicos da concessionária já estão no local.