O bispo da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, celebrou a missa da quarta-Feira de Cinzas, na noite de ontem (26/02) na Catedral Nossa Senhora do Rosário e propôs que os fiéis intensifiquem a leitura da Bíblia durante a Quaresma. A cerimônia religiosa marcou também a abertura da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, conforme edição do Diário de Itabira desta quinta-feira (27/02).
Dom Marco Aurélio destacou que o período da Quaresma conclama os católicos a deixarem a “zona de conforto”. “Quaresma é muito mais do que uma sequência de dias. É um tempo de graça e depois tem o tempo de caminhada. Se eu quiser vivenciar bem a Quaresma, eu tenho de estar disposto a me desinstalar de onde eu estou e colocar uma meta para ser atingida nesse processo de caminhada que eu devo fazer daqui até a Quinta-Feira Santa”, afirmou.
A Quaresma também é um período de reflexão e o bispo pediu que todos se avaliassem
espiritualmente. “Ao me aproximar da minha meta, eu me distancio de onde eu estava. Então, Quaresma é tempo de conversão e eu tenho de tomar consciência de onde eu estou, da minha vida espiritual, na minha vida em comunhão com Deus. Quais são os problemas que eu preciso enfrentar nessa caminhada quaresmal”, frisou.