A Secretaria Municipal de Saúde de Itabira (SMS) informou em nota na noite deste domingo (08), que não há no sistema de controle da Vigilância Epidemiológica nenhuma notificação de Covid-19 (Coronavírus). “Até o momento não existem registros de pacientes suspeitos em Itabira.
08/09/2020, às 22h20”, descreve o comunicado.
O comunicado foi emitido depois de rumores que em Itabira teria um caso suspeito do Covid-19 em investigação. Até mesmo notícias relacionando Itabira entre as cidades com casos suspeitos foram divulgadas. “De acordo com Rosana Linhares Guerra, secretária de saúde do município as matérias seriam inverídicas, não procede”, aponta o assessoria de imprensa do município.
Embora tenha desmentido as notícias falsas e rumores em torno do coronavirus (Covid-19), a secretaria de saúde acompanha um caso suspeito de H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, infecção respiratória em humanos causada por uma cepa de influenza que surgiu pela primeira vez nos porcos.
MINAS GERAIS
Foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi comunicada do caso pelo Laboratório Hermes Pardini, na última sexta-feira, 06/03.
A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (05/03) e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado neste domingo, dia 08/03.
Trata-se de uma mulher, de 47 anos, com município de residência em Divinópolis, que esteve na Itália, retornando à capital mineira em 02/03. No momento, a paciente apresenta sintomas leves (coriza, mialgia e sensação de mal estar) e encontra-se em isolamento domiciliar.
BRASIL
O Ministério da Saúde confirmou neste domingo (8) mais seis novos casos de coronavírus no país, totalizando 25 casos até o momento. Dos novos registros, três estão em São Paulo, um em Alagoas, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais.
Atualmente, 664 casos são considerados suspeitos e outras 632 pessoas já foram descartadas como portadoras do Covid-19. O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde. Da mesma forma, são as secretarias que confirmam os casos, sendo que a contraprova deve ser realizada por laboratórios atestados pelo governo federal.