1ª fase
23 a 27/3 – profissionais de saúde (profissionais que estão atuando na Atenção Primária, hospitais, Pronto Socorro, Samu, Pronto Socorro Odontológico e atendentes das farmácias municipais) e idosos acima de 80 anos de idade;
30/3 a 15/4 – demais profissionais de saúde e idosos com idades entre 60 e 79 anos.
2ª fase
16/4 a 8/5 – doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
3ª fase
9 a 22/5 – crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com idades entre 55 e 59 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com deficiência; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
Nesta primeira fase, a SMS solicita ao público-alvo (idosos acima de 80 anos de idade) que não saia de casa antes de ligar para a unidade de saúde na qual é atendido. Isso é necessário para que a equipe informe a condição e horário seguro para o usuário receber a vacina, em razão da pandemia do novo coronavírus.
A SMS ressalta que a vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. No entanto, a vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde a descartar a influenza na triagem e a acelerar o diagnóstico.
Em tempo
Devido à ameaça de infecção pelo novo coronavírus, o MS antecipou a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação é uma estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe no inverno e auxiliar os profissionais da área da saúde a descartarem a influenza na triagem de casos de coronavírus, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.
Se você tem sintomas do COVID-19, antes de procurar sua UBS, tire suas dúvidas pelo telefone 3839-2133.