Sem futebol e as novelas na Globo, o BBB 20 se tornou fenômeno nas redes sociais. Enquanto o público se mantém isolado na quarentena, os participantes do Big Brother Brasil, aparentemente, são os únicos brasileiros que seguem a rotina normalmente. O programa vem batendo recordes de votação e audiência. Nestes tempos de coronavírus, Felipe Prior e Babu Santana mobilizam torcidas eufóricas, com apoio de celebridades como Dennis DJ, o atacante do Flamengo Gabigol, a cantora Anitta e o youtuber Felipe Neto.
Doutorando em comunicação e sociabilidade contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em reality show, Arthur Guedes diz que o sucesso da edição 2020 se deve à mudança de foco. “Por muito tempo, a produção televisiva do BBB não levava em consideração narrativas que vinham sendo propostas em outros espaços. O sucesso desta temporada é exatamente porque a Globo está se apropriando das narrativas construídas nas plataformas digitais, como Twitter, Instagram e YouTube.”
Arthur cita o quadro CAT BBB (Centro de Atendimento ao Telespectador do BBB), em que o humorista Rafael Portugal reage a opiniões dos espectadores utilizando termos, piadas e recortes compartilhados no Twitter. Para o pesquisador, a limitação no sistema de eliminação do reality explicita essa mudança. Pela primeira vez, a votação aberta ao público se dá exclusivamente por meio da página de internet Gshow, mediante ao cadastro na plataforma.
“As pessoas que votavam por SMS ou por telefone não têm mais essa possibilidade. Isso obriga o público a transitar no universo da internet, filtrando quem participa, vota, se organiza e produz conteúdo sobre o programa”, destaca.
Outro ponto importante é a incorporação de subcelebridades como forma de evitar a crescente queda de audiência observada nas últimas temporadas. O ator Babu Santana, a cantora e atriz Manu Gavassi, a youtuber Bianca Rosa, a influenciadora Rafaella Kalimann e o ilusionista e youtuber Pyong Lee vêm se destacando no BBB 20.
“As subcelebridades contribuíram para esse processo, pois já eram pessoas com certa audiência, principalmente influenciadores digitais como Manu Gavassi, Rafa Kalimann e a própria Bianca Rosa. Essas pessoas já tinham audiência recorrente, que agora se engaja para mantê-las no programa”, afirma Arthur Guedes.
RECORDE
As mudanças tiveram impacto considerável. No primeiro mês de exibição, registrou-se crescente aumento de audiência em comparação com o mesmo período do ano passado. No Globoplay, que oferece o serviço por 24 horas, houve aumento de 210% de horas assistidas em comparação ao BBB 19. Nas plataformas, já são cerca de 43 milhões de menções, cerca de 300% a mais em relação à última edição. O sexto paredão, que eliminou o modelo Guilherme, bateu o recorde histórico do programa, com cerca de 416 milhões de votos.