Começou na última segunda-feira (23), a primeira etapa de vacinação contra a gripe (Influenza) em todo o Brasil. Dividida em etapas, a primeira foi dedicada para idosos e profissionais de saúde – de acordo com protocolo do Ministério da Saúde. Em Itabira, de acordo com a Prefeitura de Itabira, a vacina acabou, sendo insuficiente para atender a demanda. “As vacinas contra a influenza se esgotaram em todos os postos de saúde de Itabira. A previsão do Governo do Estado, é que novas unidades cheguem a cidade à partir da próxima quarta-feira (02/04)”, informou o assessor de imprensa do Governo Municipal, Ricardo Guerra.
A expectativa da vacinação pelo Ministério da Saúde (MS), é atingir mais de dois milhões de pessoas que se encaixam no grupo desta fase. A meta é imunizar 1,8 milhão de idosos. No primeiro dia, teve aglomeração de idosos nos postos de saúde. Lembrando que a vacina não tem eficácia contra a Covid-19.
ETAPAS
1ª fase
30/3 a 15/4 – demais profissionais de saúde e idosos com idades entre 60 e 79 anos.
2ª fase
16/4 a 8/5 – doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
3ª fase
9 a 22/5 – crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com idades entre 55 e 59 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com deficiência; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.